domingo, 15 de junho de 2008

O número de soldados dos EUA mortos no Iraque chega à 4 mil.

O número de soldados ianques mortos no Iraque desde a invasão de 2003, chegou a 4 mil soldados, após os ultimos episódios de violência ocorridos no ultimo domingo, quando quatro soldados foram mortos após à explosão de uma bomba em uma estrada do país, a causa mais comum de fatalidade entre os soldados ianques.
Mais de 4 mil homens ficaram feridos seriamente em combates ou acidentes, a ponto de ter de serem removidos por ar. Todos esses grandes números são um amorgo lembrete para todas as autoridades americanas em meio à uma redução no número de mortos no Iraque, desde meados do ano passado.
O repórter da BBC em Bagdá, Hugh Sykes, afirmou que o nível de exposição dos saldados americanos em operações no Iraque mudou durante os cinco anos de invasão. "Quando a ocupação começou, os soldados estavam, minimamente protegidos. Eles viajavam em veículos cobertos e equipados com metralhadoras. Mas isto mudou", afirmou o repórter.
Em 2004 um homem-bomba conseguiu entrar em uma tenda e matou 22 pessoas, incluindo 13 soldados americanos e diversos outros prestadores de serviço. "Agora as áreas de repouso e de alimentação estão rodeadas de muros ante-esplosões e tetos de aço para despistar morteiros", afirmou o repórter.
Tropas que fazem patrulha a pé estão vulneráveis especialmente a ataques, e o Exército teve de instalar proteções de aço e vidro á prova de balas para evitar de atiradores postos em veículos armados.

Nenhum comentário: